Pantanal - Bolívia - Peru 2015











Magrela , bagagens e peças de reserva prontas , ciclista ansioso para um grande rolê pela Bolívia , Peru , Equador e Colômbia(Bogotá) 7000 km, quem não pode ir e tem vontade é só acompanhar por aqui a partir do dia 04/08/2015. Gostaria de agradecer a Amanda gerente Santander de minha Agência que contribuiu com R$ 350,00 gratidão !!!!! Quem puder ajudar com dinheiro ou pensamentos positivos agradeço.o link Doações   Desde bem jovem sempre me questionava de onde eu vim,o que devo fazer neste lindo planeta,estudei desde o Jardim da infância até a formatura quase 20 anos para virar um ANDROIDE ESCRAVO nossa missão comprar, possuir para ser feliz e lógico pague suas CONTAS e assista muita televisão. Vou fazer o que todos deveriam tentar, sermos SERES LIVRES e contemplar e respeitar este lindo planeta e nossos queridos irmãos.


Escolhi o mês de agosto por ser final de inverno na America do Sul , mas estamos falando da Cordilheira dos Andes que no Aconcágua na Argentina chega a quase 7000 mt de altitude, portanto mesmo no verão é frio, verificando a altimetria vou chegar aos 5000 mt algumas vezes e portanto a aclimatação é muito importante para não sentir o efeito do ar mais rarefeito já partir dos 2500 mt  e por isso resolvi iniciar pelas costas da cordilheira , vou aproveitar e conhecer o Pantanal desde Campo Grande , Capital do Estado de Mato Grosso do Sul , apos passagem por Corumba ultima cidade Brasileira inicia-se aos poucos a subida. Santa Cruz de la Sierra- já na Bolívia é o inicio da Cordilheira até lá já se foram 1.100 km uns  10 dias pedalando e o corpo já  começa a entrar no ritmo e estará perfeito para iniciar lentamente a subida , mascar folha de coca é tradicional na região e será minha companheira em uma grande período. Meus relatos aqui no blog serão com alguns detalhes técnicos a respeito do percusso , algumas fotos e um breve relato dia a dia, tenho certeza que muitos vão acompanhar e entrar junto comigo nesta aventura.




 No aeroporto a segunda surpresa ganhei de meu amigão e irmão Marcelo Guimarães um grande presente do dia , uma gaita , ira com certeza uma excelente companhia para esta longa viagem interior, o Marcelo me informou que as melodias da gaita ou harmônica em espanhol espanta as energias negativas , vou com certeza aprender a tocar gaita gratidão Gringo .
  O avião é muito bom encurta as distancia,pois de Recife até Campo Grande é muito longe, mas meu corpo não se adapta , acho que a velocidade do espaço e tempo não me faz bem , prefiro devagar no ritmo da magrela. Cheguei em Campo  Grande capital de Mato Groso do Sul as 22:00 e fui para o Hostel Vitoria Régia , bem localizado e com uma estrutura satisfatório em função do custo beneficio R$ 35,00 a diária com café da manhã  Link site.
 Hoje dia 05/08/2015 tirei o dia para montar a magrela e descansar pois estou um pouco gripado,mas nada que 100 km não cure , risos...... Amanhã cedinho estou saindo de Campo Grande e vou em direção ao pantanal.



  Resumo da semana 1º semana Quinta a domingo 06 a 09 de agosto 2015

Campo Grande -  Aquidauana  140km
Aquidauana -  Miranda 70 km
Miranda - Corumbá 250 km em 02 dias 

   Nesta viagem sempre sair para pedalar as 05:00 pois nesta ainda horário ainda é escuro e o fato da temperatura chegar fácil a 38° isto me fez adotar esta estratégia  que deu certo até as 11:00 depois deste horário esqueça fica impossível devido ao Caldeirão e poucas arvores no caminho. Me encantei com o pantanal , bem cedinho é uma festa de araras , papagaios e milhares de pássaros mas a beleza do tucano me encantou !!!!


 

Este ave é muito fácil de ser vista 



Sempre que estiver com alguma dificuldade ou problema , olhe para o lado aprecie a natureza não fique focado no nele e logo em seguida como um passo de mágica uma solução aparece , estava sem pedalar a um bom tempo e muito , mas muito calor e vento contra é um grande problema e sempre que isto me acontecia olhava de lado ou pensava outra coisa , pense nisso !!!










Foi uma linda semana em todos os sentidos as dificuldades encontrada vão me servir de treino para as Cordilheiras dos Andes , A barraquinha hoje é minha casa e meu quintal nesta semana foi o pantanal e no próximo mês a Bolívia .


 B O L Í V I A


  
Bolívia , muitas expectativa , outro idioma , uma nova cultura e a cordilheira dos Andes.Na passagem na fronteira Brasil/Bolívia Corumbá x Porto Quijarro tudo muito tranquilo fiz o cambio de R$ 450,00 por Bolivianos e por volta das 11:00 já estava pedalando em solo Boliviano, percebi que o asfalto tem excelente qualidade é como se a bike estivesse mais solta , apesar do calor estava com uma excelente média e seguir destino á Santa Cruz de la Sierra e no caminho , sempre acampando dormir em El Carmen 110 km de Corumbá , Roboré 140 km ,San José dos Chiquitos 130 km , em uma fazenda na estrada 148 km e em depois Santa Cruz de Lá Sierra.



Depois , comecei a perceber de quanto é bom a solidão e o silencio, EU e EU , conversamos muito risos........ e  sentir uma grande paz e segurança para seguir em frente. Minha jornada era a estrada , não me preocupei em conhecer grandes cidades , pois o tráfego de carros e a energia não me faziam bem. 

Bolívia Talvez o meu 1º grande desafio subir os andes até a cidade de Samaipata , depois de Santa Cruz uns 80 km tem um santuário da Virgem de Copacabana , lá acampei e o clima já mudou , temperatura agradável muito diferente da média de 40 graus desde o pantanal. Senti muito bem naquele local Paz....




Até Samaipata foi DIVINO , foram 73 km só de subidas sair praticamente do nível do mar para 1700 m de altura 

Samaipata



Fiquei 03 dias em Samaipata, descansei os músculos pois dali em diante seria mais subida em um clima de deserto e ar rarefeito e muito , muito frio para um nordestino de praia , risos.....







O meu destino agora é subir, subir , subir e subir , depois de 90 km pedalados cheguei Trigal , depois La Higeura 80 km , Villa Serrano 108 km , o meu corpo e resistência melhoravam a cada dia ,  Tarambuco 110 km 3300 m de altura e Sucre 60 km. Em Sucre fiquei 02 noites, Apos Samaipata o nordestino descobriu que era impossível acampar , o vento muito forte e a temperatura negativa , fez de minhas noites um inferno GELADO , impossível de dormir , pois tinha saco de dormir , mas a barraca simples não aquecia e parecia que ia voar , risos.... Comecei a me hospedar.




  
O gelo se tornava uma constante , mas tinha paisagens de tirar o folego ............






De Sucre até Potosi são 154 km que pensei que dava para fazer em um dia apenas , estava enganado ,muito enganado risos.... fui pego de surpresa do desce e sobe , desce e sobe e o frio , muito frio , tinha um alojamento em Betanzos 110km local da foto acima que salvou o meu dia.
Em Potosi resolvi pegar um ônibus até Uyuni , pois seriam 200km e tinha previsão de tempestade de areia e resolvi não arriscar.






No Salar do Uyuni , muitas surpresas ................

Bolívia A tempestade de areia chegou e forte , com ventos de 120 km por hora e rajadas de até 150 km e para melhora temperatura NEGATIVA de -7 Graus e sensação térmica de - 15 graus , faltou coragem e animo para levantar e sair da hospedagem .

 
Magrela sempre juntinha risos....

Mas somos guerreiros e guerreiras e fomos enfrentar o frio e o vento muito extremo, para mim um grande experiência .





Conseguir chegar ao maior e o mails alto deserto de sal do planeta foi muito difícil , minha câmera entrou areia no zoom e morreu tirei algumas fotos do celular , mas foi divina a oportunidade 

Fiquei uns 05 dias em Uyuni

A tempestade areia não dava trégua e reavaliei meu trajeto , pois não estava pagando promessa e não tinha nenhum patrocínio  e já perdi a muito tempo a minha vaidade e resolvi pegar um ônibus até La paz , alem de economizar uma grana , pois cada dia de alimentação e alojamento estava me custando uma média de R$ 40,00 e seriam 700 km de cidades grandes e paisagens repetidas e uns 7 dias de pedal. Na chegada em La Paz , foi incrível a reação que tive no momento , uma grande angustia e estrese me consumiram assim que sair da rodoviária e seguir até o mercado das bruxas e o transito era infernal,muita buzina , muito apito de guarda e os alojamentos todos tinham que subir vários andares , sentei , meditei e sentir o meu coração e decidir sair do caos e pedalei até a cidade de El Alto apenas 30km de muita subida e de lá seguiria para Copacabana no lago Titicaca.









De El Alto até Copacabana são aproximadamente 130 km de altiplano , sempre com o visual do lago Titicaca, foi um dia de paz e tranquilidade e decidi que iria sempre evitar grandes cidades sempre que possível. Adorei Copacabana , apesar do frio, durante o dia tinha sol e pude ficar de bermuda.








Hoje estou escrevendo o relato da Bolívia e estou com saudades, lindas experiências , lindas paisagens , lindas pessoas e um povo amável e receptivo , o meu portunhol estava melhorando a cada dia e já me preparava para o PERU.




   Cheguei no PERU , outra energia, vários caminhos sagrados para conhecer , mas rodovia com um acostamento pequenho , risos.... na Bolívia era melhor. Sair cedinho de Copacabana e na saída na fronteira tudo tranquilo , acho que viajar de bike é muito comum na região e nunca fui revistado e sempre tinha visto de 90 dias. 
De Copacabana até Puno 140 km ainda de altiplano, dia lindo sol , mas ..... não cheguei , parece fácil , mas tem subidas no caminho risos......

   De Puno meu destino era seguir até Cusco uns 380 km  e estava decidido fazer em 03 dias , acordava cedo , não almoçava e contava com um incentivo muito forte de meu irmão e amigo Julio Marcelo Guimarães um Hermano Uruguaio que sempre a noite nos falávamos pelo Facebook no Peru em todos os lugares tem WIFI , e isto ajuda para mandar noticias para família. E na tardinha do terceiro dia  lá estava  CUSCO.

Chegar em Cusco foi pra mim emocionante , lá tem uma energia muito forte , muitas coisas aconteceram e me encantou , fiquei lá uns 10 dias , não fui a Macho Pichu , pois estava fora do meu orçamento gastar U$$ 150,00 o que gastei praticamente na Bolívia.






 Em Cusco tem um restaurante chamado green point veganrestaurant, Sou vegetariano e lá estava em casa , um atendimento perfeito , muitas variedades e preço acessível. Lá tem dois mercado públicos que valem a pena ser visitados. 



 Na região de Cusco tem muitas e muitas trilhas para caminhadas e de bici como é chamada da cidade.











De Cusco seguir sentido Lima cerca de 1100 km , verifiquei a altimetria e analisando decidir ir de ônibus até Puquio e de lá só decida até Nazca, foi uma descida maravilhosa , me sentir no céu se não me engano quase 60 km de descida , sair dos 4000 mt para o nível do mar.







Continua , favor aguardarem atualizações

 

 











5 comentários:

  1. O sonho de liberdade esta dentro de nos, liberta as correntes da mente e libertaras teu corpo !! nas bike esse sentimento se acentua a cada jornada e tomara que nessa de 2020 seja a liberdade procurada !! amem

    ResponderExcluir
  2. Tudo que se tem é o que se constrói, a maior riqueza da vida são essas imagens exuberantes que estão gravadas eternamente no seu HD interno, impossível serem apagadas. Show de bola, já fiz uma aventura e na hora do cansaço olhe para traz e veja o que vc já passou, isso é fichinha. abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Hairton!
    Gratidão por compartilhar e também por poder participar em uma parte de seu caminho...;-)
    Muita luz vc espalha por onde passa, vamos seguindo a vida de deuses!
    Que consigamos levar muita gente par o caminho "en bici" ! ^_^

    ResponderExcluir